Como aumentar a conversão em uma landing page? – Case de Sucesso

landing page conversão

Compartilhe agora =)

Rate this post

 

Descubra os elementos que fazem toda a diferença e permitem criar uma landing page que atrai e converte

Uma estratégia eficiente e necessária em qualquer ação de marketing digital que possui como objetivo aumentar a base de contatos, é a landing page (LP). Uma landing page (página de pouso) tem a finalidade de oferecer algum benefício em troca das informações do visitante, também conhecido como oportunidade. Essas informações envolvem nome, e-mail, interesse, região, entre outros dados que podem ser mais relevantes para o seu negócio. 

A estratégia faz parte do primeiro passo que a oportunidade dá até chegar na tão esperada aquisição do produto. Isso corresponde à jornada de compra do consumidor, que passa pelas seguintes etapas até à conversão final:

  1. Visitante na LP;
  2. Lead, após deixar os dados;
  3. Lead qualificado, quando interage com a marca;
  4. Oportunidade, a partir do momento que demonstra mais interesse;
  5. Cliente, quando chega à etapa de decisão  compra.

Tornar um visitante em potencial cliente, sempre oferecendo aquilo o que ele busca, talvez seja a principal vantagem de uma landing page. No entanto, a estratégia apresenta outros bons benefícios que permitem alavancar mais as vendas de um e-commerce, como:

  • Possibilidade de alteração caso a LP não esteja dando bons resultados (fazer testes A/B);
  • Melhora na taxa de conversão de uma loja virtual, pois o lead estará mais propenso a te ouvir e, consequentemente, comprar de você;
  • Incentivo para que o visitante percorra toda a jornada de compra;
  • Coleta de dados relevantes dos potenciais clientes, permitindo uma interação certeira, personalizada ao perfil e interesse da cada persona; e
  • Geração de tráfego qualificado para o e-commerce.

Contudo, para elaborar uma landing page realmente eficiente, que incentiva o consumidor a percorrer toda a jornada de compra e traga todos esses benefícios, é preciso estar atento à algumas técnicas que permitem uma LP otimizada e atraente! 

Para te ajudar nessa tarefa, separei nesse texto 5 dessas técnicas que você confere detalhadamente abaixo! 

1- Deixe a oferta bem clara e vá direto ao ponto

Uma coisa fundamental em uma LP é a clareza das informações, pois isso passa mais segurança ao visitante que chega até ela. É por essa questão que é preciso deixar evidente a oferta que a pessoa receberá ao preencher o formulário, com texto simples, claro e direto, bullet points e até imagens que ajudem a ilustrar o benefício que será recebido. Essa atitude, além de incentivar o visitante a seguir na jornada, enfatiza o valor do benefício ofertado. Faça com que o visitante aja de forma intuitiva, sem precisar pensar muito para converter.

#DICA: existem alguns benefícios interessantes que podem ser ofertados em uma LP, como: cupom de desconto, frete grátis, consultoria, participação em sorteio, materiais (infográfico, guia, e-book e etc).

2- Utilize CTA’s chamativos

Os Call to Actions (CTA’s), também conhecidos como chamadas para ação, incentivam o visitante da landing page a realizar alguma atividade. Mas, para isso, é importante que os CTA’s utilizados sejam chamativos e façam sentido onde estão inseridos. Além do mais, o CTA precisa se destacar mais que as outras informações da página, de maneira que o visitante consiga visualizá-lo com facilidade. Utilizar cores atrativas e frases curtas, como “Baixe agora” ou “Quero ganhar”, tendem a apresentar resultados mais positivos.

3- Aposte em um design agradável

Uma LP poluída, com muita informação, cores e imagens não é uma boa opção, pois pode tirar o foco do visitante daquilo que realmente interessa. O ideal é que a landing page seja visualmente atrativa e com fácil navegação, apresentando formulário bem posicionado, cores que combinam e imagens de qualidade que possuem relação com o assunto. Lembre-se de que o layout responsivo é fundamental, afinal, boa parte do público irá acessar a LP pelo celular. 

4- Faça um formulário simples e solicite apenas os dados necessários

O tamanho do formulário também precisa estar em harmonia com os outros elementos da landing page, por isso, ele não pode ser muito grande para não afastar os visitantes pela quantidade de informações que terão que preencher. Na hora de criar uma LP, solicite apenas os dados necessários para a sua base, que condizem com o benefício que está sendo ofertado. Assim, as chances de conversão serão maiores. 

Mas, caso você queira mais detalhes do lead, avalie em qual fase do funil de vendas essa LP está. Você pode solicitar poucas informações para as landing pages de topo e meio e, posteriormente, levar o lead à outra landing page de fundo, quando o lead estiver em um momento mais propício. Dessa forma, como já terá em sua base de dados as informações principais dele, poderá incrementar a LP de fundo de funil com campos mais personalizados. Contudo, não exagere! Pense na praticidade e na conversão que você quer gerar.

5- Incentive o compartilhamento

Disponibilizar tanto na LP de conversão, como na LP de agradecimento (fundamental na estratégia) os links das redes sociais para compartilhamento, permite que o visitante divulgue para outras pessoas o benefício ofertado na página, o que pode alcançar um público muito maior e possibilitar uma base com mais potenciais clientes. 

Outras dicas para uma LP que converte

Além das cinco dicas apresentadas acima, existem mais algumas atitudes importantes que eu não poderia deixar de te passar, afinal, eu quero te ajudar a ter um bom resultado. Por isso, atente-se também a:

  • Utilizar a prova social para incentivar o visitante;
  • Retirar links que levem o visitante para outras páginas;
  • Trabalhar com URL’s otimizadas;
  • Produzir títulos atraentes;
  • Ter um objetivo bem definido;
  • Ofertar benefícios interessantes;
  • Fazer a LP de agradecimento.

Case de Sucesso Mango – G7 JURÍDICO

Um cliente da Agência Mango, o G7 Jurídico, teve uma incrível taxa de conversão em uma landing page de sorteio. No total, 84,61% dos visitantes converteram para concorrer a obras jurídicas de professores renomados da área. Foram 4.658 visitantes e 3.941 leads captados. Vale destacar que a origem da maioria dos acessos e das conversões foram por e-mail marketing disparados pela plataforma RD Station.

A landing page ficou da seguinte maneira:

A landing page de agradecimento continha, basicamente:

De uma forma geral, a LP foi montada pensando nos seguintes pontos citados no início do texto para garantir um conversão alta, que foram:

  • Título atraente;
  • Texto curto, claro e direto;
  • Imagem dos autores para passar credibilidade;
  • Imagem das obras, tendo relação com a proposta da LP;
  • Formulário curto, com a solicitação apenas das informações necessárias;
  • Botão CTA grande e com texto chamativo;
  • Layout simples, mas seguindo a identidade do cliente;
  • Layout responsivo;
  • Os prêmios do sorteio apresentados de forma mais detalhada e visível;
  • LP de agradecimento de participação;
  • Redes sociais para compartilhamento;
  • Benefício interessante que vai de encontro com a proposta do cliente.

Viu como alguns detalhes fazem toda a diferença em uma landing page e permitem aumentar a taxa de conversão e a base de leads realmente interessados no produto? É preciso se colocar no lugar do potencial cliente para ver se os elementos escolhidos para compor uma LP são realmente atrativos ou não! 

E aí, gostou de todas as dicas? Não se esqueça de deixar a sua opinião nos comentários! =D

Leia também: #MangoNews – Agência Mango lançou podcast sobre marketing digital

Compartilhe agora =)

Comente aqui!

Postagens relacionadas

Comente aqui