Inbound Marketing
Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar a fidelizar os clientes de sua empresa

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Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar a fidelizar os clientes da sua empresa

Sua empresa já faz Marketing de Conteúdo para atrair tráfego e gerar Leads?

E se disséssemos que essa estratégia não serve apenas para gerar novos negócios?

O Marketing de Conteúdo, além de gerar clientes, é uma ótima estratégia para reter e fidelizar a clientela.

Isso porque você pode produzir conteúdo para ajudá-los a utilizarem corretamente os produtos e serviços oferecidos por sua empresa.

Vamos compartilhar nesse post algumas dicas de como você pode fazer isso.

 

1. Como usar o marketing de conteúdo para treinar seus clientes?

Alguns produtos e serviços exigem que os clientes tenham certo conhecimento técnico para poderem usufruir de todas as suas vantagens.

Mas o custo para treinar cada pessoa individualmente pode ser muito alto, tornando inviável a contratação de determinados produtos ou serviços.

O Marketing de Conteúdo é um ótimo aliado para as empresas que precisam solucionar esse problema. Com o material certo é possível ensinar os clientes a solucionarem as dificuldades mais comuns e terem uma melhor experiência com o produto e serviço de sua empresa.

Entre os tipos de conteúdo mais usados para treinar os clientes podemos citar:

 

Central de ajuda

A central de ajuda é uma página criada para ajudar a resolver problemas comuns durante a utilização dos produtos e serviços oferecidos por sua organização.

Diferentemente do conteúdo publicado no blog, na central de ajuda você vai compartilhar materiais técnicos, com um nível de detalhe muito grande. Eles vão esclarecer dúvidas sobre as funcionalidades e ajudar os clientes a utilizarem corretamente as soluções oferecidas por sua empresa.

O ideal é que o material publicado em uma central de ajuda seja disponibilizado em uma página fácil de navegar, com todas as informações expostas de forma simples e objetiva.

Além de tirar as dúvidas de seus clientes e ensiná-los como usufruir de todos os recursos oferecidos por sua empresa, com esse tipo de conteúdo você pode diminuir o número de ligações para solucionar problemas técnicos, melhorando a experiência do consumidor.

 

Webinars

Outro tipo de conteúdo muito útil para treinar os clientes de sua empresa são os webinars, apresentações transmitidas pela internet para várias pessoas de maneira simultânea, não importa onde estejam.

Nessas apresentações uma ou mais pessoas podem explicar para os clientes as melhores práticas do mercado, como utilizar corretamente os produtos e serviços oferecidos por sua empresa ou até mesmo como solucionar alguns problemas comuns.

Ainda há a possibilidade de responder às dúvidas dos clientes durante a apresentação, personalizando ainda mais o conteúdo apresentado.

E, além de ajudar a sua empresa a construir um relacionamento próximo com seus clientes, os webinars também podem ser usados como uma ferramenta para a geração de Leads.

 

Manuais e tutoriais

Os manuais e tutoriais são guias práticos que podem ajudar os clientes a executarem tarefas específicas de forma simples e objetiva.

Geralmente os tutoriais são divididos em pequenos passos. Esses passos devem ser descritos em detalhes, excluindo a possibilidade de gerar qualquer dúvida. Por isso, quanto mais detalhes você incluir em cada passo, melhor.

Esse tipo de conteúdo não precisa ser apenas no formato texto. Vídeos e infográficos explicando em detalhes como realizar uma determinada tarefa são ótimos para garantir o aprendizado rápido dos clientes, assegurando que ele realmente aprenda a fazer o que é proposto.

 

2. Como usar o Marketing de Conteúdo para reter e fidelizar seus clientes?

O investimento necessário para conquistar novos clientes é muito maior que o utilizado para reter os clientes atuais.

Por isso, se você se preocupa com a saúde de seu negócio, deve estar sempre em busca de estratégias capazes de fidelizar seus atuais clientes.

Confira como o Marketing de Conteúdo pode ajudar sua empresa nessa missão.

 

Conteúdo segmentado

Se a sua empresa deseja ser bem-sucedida em sua estratégia promocional é muito importante que você desenvolva um método eficiente para a segmentação de seus clientes.

Além de auxiliar na criação de campanhas promocionais mais eficientes, a segmentação de clientes permite que você produza conteúdo que atenda às necessidades de cada um em especial.

Assim a sua empresa constrói um relacionamento mais próximo com esse público em especial, demonstrando que se importa e está disposta a ajudá-los em suas dúvidas em especial.

E para segmentar o conteúdo de sua empresa você precisa conhecer os aspectos comportamentais do seu consumidor, as suas preferências de consumo, o estilo de vida que adota e os objetivos e expectativas que possuem.

Essa é uma estratégia excelente para empresas que possuem mais de uma persona, cada uma delas com características próprias e diferentes entre si.

 

Conteúdo que responde a um problema

Outro tipo de conteúdo que pode ajudar você a fidelizar seus atuais clientes é o que responde a um problema que não está diretamente relacionado ao produto ou serviço oferecido por sua organização, mas que faz parte das preocupações de sua persona.

Além de ajudar a construir a imagem de que sua empresa é especialista na área e que conhece cada detalhe de seu negócio, esse tipo de conteúdo aproxima o cliente de sua marca, uma vez que você não se preocupa apenas com as vendas ou a conquista de metas empresariais.

Posts ensinando, por exemplo, como aumentar as vendas, como treinar a equipe, como reduzir os custos. Ou até mesmo posts sobre como contratar serviços de informática são muito úteis para fidelizar seus clientes, mesmo que sua empresa não ofereça nenhum produto ou serviço que atenda a essas solicitações.

Mas lembre-se: esse tipo de conteúdo precisa ser direto e objetivo, e deve ser escolhido de maneira estratégica. Caso contrário todos os resultados podem ser prejudicados.

 

Conteúdos institucionais

Os conteúdos institucionais são materiais que falam exclusivamente sobre sua empresa, suas conquistas e seus diferenciais de mercado.

Esse tipo de conteúdo serve para o cliente desenvolver um maior sentimento de confiança em sua marca, reforçando que a decisão de contratar a sua empresa foi acertada e que merece ser repetida no futuro.

Entre os diversos tipos de conteúdo institucional que merecem ser publicados por sua empresa, vale a pena destacar a divulgação dos eventos organizados por sua organização, prêmios recebidos e muito mais.

Tudo o que acrescenta valor à sua marca merece ser divulgado entre toda a sua base de clientes.

Ainda tem dúvidas sobre como o Marketing de Conteúdo pode ajudar você a fidelizar os clientes de sua empresa? Deixe seu comentário nesse post que nós vamos ajudar você a conquistar resultados ainda melhores em sua estratégia.

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