Landing Page que converte: 5 Estratégias para criar uma LP de sucesso

Landing Page que converte: 5 Estratégias para criar uma LP de sucesso

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Foco em captação de leads: descubra táticas essenciais para uma Landing Page que converte

Eu posso afirmar que em algum ponto de sua estratégia de Inbound Marketing, existe uma meta para atrair novas pessoas com potencial. Conquistado isso, seu objetivo será nutri-las com conteúdos relevantes para que, finalmente, chegue o momento de se tornarem clientes. 

Para que tudo isso aconteça, é necessário haver conversão em seus conteúdos. E sabe qual é a melhor maneira de conquistar conversões? Utilizando uma Landing Page!

Nesse artigo, eu preparei um guia bem legal para você aprender tudo sobre landing pages e, consequentemente, aumentar os resultados das suas estratégias!

Vamos começar?

Prazer, sou a Landing Page

Imagine a seguinte situação: seu blog está recebendo milhares de visitas por mês. Excelente, certo? Porém, esses visitantes não evoluem o caminho pelo funil de vendas em direção a tão sonhada compra.

A solução para esse problema, meu caro leitor, está no título deste artigo! Para dar sequência na jornada de compra, são criadas as tão famosas Landing Pages, que são páginas específicas com o objetivo de conversão, ou seja, captação de leads.

Por ter esse foco, essas páginas possuem menos elementos que uma convencional e um Call To Action (CTA) principal. Essa estrutura diminui ruídos e distrações, deixando o visitante focado na conversão.

É comum, dentro do marketing digital, que as empresas utilizem essa estratégia para ofertar um material rico (como e-book, infográfico e planilha). Entretanto, também é válido utilizá-las para oferecer uma oferta especial, divulgar promoção ou evento, concluir uma compra ou qualquer outra coisa que faça sentido em sua estratégia.

Para ser efetiva, essa página precisa possuir alguns elementos específicos focados em conversão. Vamos descobrir quais são?

Principais elementos de uma LP

Para uma landing page ser realmente matadora, é necessário que ela possua três elementos principais:

  1. Oferta;
  2. Formulário; e
  3. CTA.

Eles são a base para você conquistar, pelo menos, o e-mail de seus potenciais clientes. Juntos (e bem executados), esses elementos montam um time certeiro de conversões! Antes de seguirmos para as estratégias que trarão leads para a sua landing page, vamos estabelecer algumas regras de ouro que auxiliarão nos resultados desses elementos:

  • Vá direto ao ponto;
  • Deixe a informação principal em primeiro plano;
  • Produza textos com técnicas de copywriting e gatilhos mentais;
  • Utilize palavras persuasivas;
  • Agregue valor à sua oferta;
  • Destaque o seu CTA;
  • Vídeos são bem-vindos;
  • Siga as regras de SEO.

Promete que vai seguir essas regrinhas a risca?

Estratégias matadoras que convertem

Finalmente, chegamos ao assunto que interessa. Afinal, é o que dá título ao nosso artigo! Agora, eu peço que você preste muita atenção nas dicas que vou te passar. Se você segui-las direitinho, será impossível não garantir conversões em sua landing page!

1 – Faça uma oferta premiada 

Um potencial cliente não vai fornecer seus dados à empresa sem receber algo de valor em troca. O primeiro passo é escolher uma oferta de valor para sua persona e, então, fazê-la se sentir tão eufórica com o seu presente, que o formulário não será um empecilho no caminho da conversão.

O segredo é instigar a curiosidade e necessidade.

É importante ter clareza sobre as principais dores, motivações, desejos e hábitos do seu cliente, pois a partir dessas informações você consegue produzir um conteúdo/produto que agregue valor à sua oferta. As opções são diversas: você pode fazer um e-book, um guia, um sorteio, disponibilizar um material relevante para o nicho, um relatório, curso e até mesmo um webinar. O importante é passar a sensação de que essa oferta é “O” presente, “A” solução. O prospect, basicamente, precisa pensar: “cara, eu preciso muito disso”.

2 – Título e CTA: seja persuasivo e chame a atenção

Eu posso te dizer, com certeza, que esses dois elementos são decisivos na hora da conversão. Basicamente, eles determinam qual caminho o prospect vai seguir: preencher o formulário ou clicar no tão temido “x” e fechar a página. Se você falhar na persuasão, vai ser difícil contornar a situação.

Para alcançar o sucesso, é ideal que você escreva tanto o título como o texto do botão com noções de copywriting, clareza e objetividade. Se o seu potencial cliente se sentir perdido na sua landing page, o único botão que ele apertará será o de sair da página!

Além disso, é extremamente importante que você utilize verbos no imperativo (modo verbal que expressa ordem, como “faça”), direcionando o consumidor à ação desejada. Confira alguns exemplos de bons títulos no imperativo:

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Ah, mais uma coisa! SEMPRE deixe o seu CTA bem visível, com cores bem destacadas. Que tal fazer um teste A/B com o seu botão e me contar, aqui nos comentários, qual das versões converteu mais? Vou adorar saber!

3 – Escreva uma introdução incrível

Muito bem, o primeiro passo de chamar a atenção com o título foi realizado com sucesso. Mas, não vamos parar agora, ok?

O próximo desafio é escrever uma introdução matadora que prenda o seu leitor. Aqui, é necessário reforçar os principais benefícios que seu lead terá com a oferta sugerida. Procure sempre utilizar técnicas de copywriting e gatilhos mentais. Com elas, o nível de persuasão da sua introdução irá para as alturas!

Alguns dos gatilhos relevantes para investir em seus textos são:

  • Urgência;
  • Escassez;
  • Autoridade;
  • Prova social.

A prova social é tão importante que eu separei um tópico (logo abaixo) só para ela!

EXTRA: você já tentou usar uma abordagem começando pelo porquê? As pessoas adquirem o porquê você produz o seu produto, e não ele em si. Portanto, começar o discurso evidenciando o propósito da sua marca ou produto é mais efetivo do que falar somente dele.

4 – Invista na prova social

Naturalmente, as pessoas são mais propensas a realizar uma ação quando sabem que outras estão fazendo a mesma coisa. Esse instinto, determinado como efeito manada, mostra como um indivíduo, irracionalmente, reage de maneira semelhante devido à influência de um grupo maior. É possível observar esse evento em investimentos financeiros, no sucesso (ou fracasso!) de empresas e, principalmente, na internet.

Utilize essa premissa para adquirir uma alta taxa de conversão em sua landing page! 

Simples ações como mencionar o número atual de pessoas impactadas ou depoimentos de clientes são excelentes provas sociais que geram resultados. Outro ponto válido é informar o número de seguidores nas redes sociais, que fortalece tanto a sua popularidade como autoridade de mercado.

Você tem celebridades ou grandes marcas como clientes? Ótimo, não exite em apresentá-los aos seus potenciais clientes!

Confie em mim, seus prospects vão converter.

5 – Mobile Friendly sempre!

Não é segredo para ninguém, mas vale a pena reforçar: atualmente, as pessoas têm utilizado muito os seus smartphones para consumir conteúdos! Portanto, é de suma importância otimizar a sua landing page para o dispositivo mobile. Você não vai querer perder nenhuma conversão, certo?

No mobile, você tem, em média, 72 segundos para manter o usuário em sua página. Não investir em layout responsivo gera distrações e dificuldades em consumir o conteúdo, fatores que contribuem significativamente na saída da página.

Vamos otimizar?

Pós conversão: Thank You Page

Você conseguiu convencer seu usuário a realizar a ação desejada. Parabéns! Agora, chegou a hora de investir nas Thank You Pages (TYP). Elas são, basicamente, a página em que o lead será direcionado após clicar no CTA, evidenciando que a ação foi concluída com sucesso.

Um simples pop up resolveria essa dor, entretanto, as páginas de agradecimento são excelentes oportunidades para continuar nutrindo o lead. Com uma TYP, você pode:

  • Oferecer ofertas relacionadas

Muito utilizada em e-commerces, essa tática pode ser adaptada em sua estratégia. Basta sugerir produtos ou ofertas relacionadas com aqueles que motivaram a conversão no primeiro momento.

  • Voltar para o site

Com esse direcionamento, você estimula a navegação por todas as suas páginas, assim como gera mais conexões do lead com a sua marca.

  • Formulário para trial

Essa opção é válida, principalmente, se sua empresa oferece ferramenta ou serviço pago. Fornecer um período gratuito de teste demonstra ao seu cliente o seu interesse na opinião e satisfação dele, divulga sua ferramenta e, mais importante, gera novas oportunidades de venda.

[BÔNUS] Cases de sucesso da Mango

Estamos chegando ao fim de mais um artigo. Mas, antes de dizer “tchau”, eu separei dois cases de sucesso da Agência Mango. As landing pages que você verá têm taxa de conversão acima de 50%! E, acredite, eu quero que você tenha os mesmos resultados que nós, time da Mango, conseguimos. 

Vamos conferir?

G7 JURÍDICO

landing page g7 jurídico

84,59% de taxa de conversão

3.941 leads em um mês

Aproveitamos o Dia do Consumidor (15/03) para criar uma ação e captar novos leads. Utilizamos um modelo de landing page simples, disponível no RD Station, e oferecemos, como oferta, um sorteio de livros jurídicos (bem relevante para o nicho).

Além disso, escrevemos com uma linguagem clara e objetiva, optamos por um formulário curto, mostramos valor e autoridade com os professores em destaque e, por fim, detalhamos bem os livros oferecidos. O resultado foi estonteante!

O que você faria de diferente nessa landing page? Estou curiosa, comenta aqui embaixo para mim!

UNIMED LONDRINA

landing page unimed

58,99% de taxa de conversão

Quase 2 mil leads em pouco mais de 1 mês

Para esse cliente, o time da Mango optou por ofertar uma revista digital com receitas saudáveis para o dia a dia. O conteúdo fez o maior sucesso entre o público!

A estratégia utilizada na página foi “o menos e mais”. Com pouco texto, foram incluídas somente as informações principais, como as características que o leitor encontra nas receitas. Além disso, um CTA destacado e as referências em copywriting foram matadoras!

VOCÊ merece ter RESULTADOS

Ufa, chegamos ao fim! Depois de todas essas dicas que eu te passei, vai ser impossível não conseguir um bom resultado com as suas landing pages! Me conta: quais dessas estratégias você já utilizou? Vamos trocar insights =D

Compartilhe esse material com seus colegas de trabalho!

Leia mais: Como aumentar a conversão em uma landing page? – Case de Sucesso

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