Marketing de conteúdo: o impacto no e-commerce

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O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias do Inbound Marketing que se tornou fundamental para e-commerces pela possibilidade de fidelização e aumento das vendas; conheça mais

Nós já sabemos que o Marketing Digital, que tem o objetivo de divulgar um negócio no meio online, passou a ser uma estratégia fundamental para e-commerces (e claro, outros empreendimentos que não estão no ambiente virtual). Afinal, os consumidores estão em peso neste ambiente procurando por marcas e produtos que atendam às suas dores e, provavelmente, o seu concorrente também está lá.  

Contudo, só estar presente na internet não fará com que o seu empreendimento ganhe destaque e atinja as pessoas que deseja. É preciso oferecer algo de qualidade, que seja realmente relevante para audiência, e é para isso que o chamado Marketing de Conteúdo entra como uma estratégia crucial, para impactar positivamente o mercado online e permitir excelentes resultados de fidelização e venda.

Está curioso(a) para saber mais e aplicar no seu e-commerce? Então, continue aqui comigo neste texto! =D

O que é marketing de conteúdo?

Eu não posso já te falar como o marketing de conteúdo impacta um negócio online, sem antes de explicar, perfeitamente, no que consiste esse termo, não é mesmo? Bom, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia do marketing que visa criar e distribuir conteúdos de valor, com o propósito de atrair, envolver e fidelizar a audiência já definida anteriormente. Ou seja, é uma maneira excelente de engajar o público entregando conteúdo de qualidade (seja em blogs, redes sociais e materiais ricos), que solucionará uma dor. 

Essa é uma das principais estratégias aplicadas pela metodologia do Inbound Marketing, que trabalha com a atração dos consumidores e retenção com a produção de bons conteúdos. Entenda melhor o que é o inbound marketing a partir de uma história real contada pelo diretor de marketing da agência, Arthur Santana. Clique aqui!

Mas, qual o impacto dessa estratégia no e-commerce?

Agora que você já sabe o que é o marketing de conteúdo, chegou a hora de te apresentar 5 grandes vantagens dessa estratégia para o seu e-commerce e te provar que já passou da hora de você olhar com carinho para esse meio de aproximação com o consumidor. 

1- Aumenta a visibilidade da marca

Quando o marketing de conteúdo é bem trabalhado no e-commerce, com conteúdos atrativos, que vão de encontro com o que o consumidor procura, a visibilidade da marca aumenta consideravelmente. Afinal, a audiência encontrará o que deseja em sua empresa, elevando a possibilidade de indicar para mais pessoas, o que, consequentemente, também contribui para um aumento de tráfego orgânico no site.

Mas, é preciso deixar claro uma coisa! De nada adianta você oferecer bons conteúdos aos consumidores se os mesmos irão se deparar com uma usabilidade péssima no e-commerce, que dificulta a finalização de compra. Tudo deve estar atrelado e precisa ser de qualidade, para que a experiência seja positiva como um todo e para que mais pessoas cheguem ao seu empreendimento.

2- Aumenta a conversão e a base de leads

Não é somente a visibilidade da marca e o tráfego orgânico que aumentam no e-commerce. As vendas e a base de leads (pessoas realmente interessadas) também crescem quando conteúdos de qualidade, que guiam o consumidor por toda a jornada de compra (Aprendizado, Reconhecimento do problema, Consideração da solução e Decisão de compra), são bem trabalhados.

Como exemplos de produções para cada etapa da jornada, pense em uma empresa que trabalha com plataformas de e-commerce. Neste caso, os melhores conteúdos para cada fase, seriam:

    • Aprendizado: Dicas para uma loja virtual de sucesso;
    • Reconhecimento do problema: O que uma loja virtual de sucesso precisa ter para atrair mais consumidores;
    • Consideração da solução: Plataformas de e-commerce pagas ou gratuitas: qual escolher?;
    • Decisão de compra: Ganhe uma consultoria com especialistas.

3- Educa a audiência

Muitas vezes, nem mesmo o público que pretende atingir entende do produto ou serviço que você vende, ou muito menos, para que serve. É aqui que o marketing de conteúdo de qualidade entra para educar a audiência, solucionar dúvidas e demonstrar as vantagens do seu produto ou serviço, com o objetivo de quebrar refutações e aumentar a satisfação e experiência.

Dica! Produza conteúdos voltados às dores da audiência e como o seu produto pode ajudar, ensinando como usar, em quais situações e etc. Conteúdos assim tendem a  contribuir para a tomada de decisão do consumidor. 

4- Melhora o engajamento

Ao oferecer conteúdos de qualidade à audiência, o engajamento com o público também será maior, ou seja, a interação entre empresa e público-alvo. Afinal, as pessoas começam a conhecer e confiar em sua marca, dando abertura para a construção de um relacionamento mais próximo. Como resultado disso, tem-se a fidelização e a recorrência de compra, fatores essenciais para um relacionamento duradouro.

5- Diminui o Custo de Aquisição de Cliente

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) corresponde ao time de uma empresa que trabalha constantemente na aquisição de novos clientes e no investimento em mídias pagas para alcançar mais pessoas. Contudo, o objetivo de qualquer empresa é manter esse CAC sempre baixo, mesmo tendo que colocar tanto esforço e dinheiro para aumentar a base de clientes, o que acaba dificultando isso.

Entretanto, com um marketing de conteúdo bem elaborado, pensado de acordo com a sua proposta, esse custo de aquisição tende a diminuir cada vez mais, reduzindo, principalmente, a quantidade de dinheiro que precisa ser investido em mídia paga para que a audiência conheça a sua empresa.

Neste aspecto, é interessante produzir conteúdos que sanam as dúvidas da audiência, e oferecer ao departamento de vendas e-books e webinars que contribuirão para o processo de aquisição de cliente e tornarão os profissionais mais preparados.

Como aplicar o marketing de conteúdo de forma eficiente no e-commerce?

Provavelmente, você já viu todas as vantagens de apostar no marketing de conteúdo para o seu e-commerce e não vê a hora de implementar, estou certa? Por isso, eu preciso te passar mais essas dicas de como aplicar essa estratégia de forma eficiente em sua loja virtual:

Faça um planejamento;

Defina as personas;

Defina os conteúdos para cada etapa do funil (Topo, Meio e Fundo);

Determine os canais de comunicação em que serão veiculados cada conteúdo;

Aplique as estratégias de SEO para ranquear bem;

Analise os resultados e veja as melhorias que podem ser feitas.

Empregando o marketing de conteúdo no seu e-commerce e seguindo essas dicas que separei para você, sempre realizando produções de qualidade, não tem erro! A audiência sempre estará presente, em um relacionamento duradouro com a sua empresa.

E aí, essas dicas te ajudaram? Conte nos comentários!

Não se esqueça que tem mais conteúdos super interessantes no blog para você conferir! Veja agora porque o sucesso do seu cliente é tão importante!

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