Aprenda a usar o marketing digital para fidelizar pacientes em seu consultório odontológico

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Trabalhar a fidelização de pacientes não é algo muito difícil, mas que pode assustar quem está percebendo uma necessidade crescendo.

Isso porque as pessoas têm o costume de não manter um dentista fixo e se tornar um cliente regular, já que a saúde bucal ainda é muito deixada de lado, tendo atenção somente nas emergências. 

Por isso, se você recebe com frequência novos pacientes, está na hora de investir em estratégias que ajudem para que eles se tornem fidelizados, pois é uma garantia de que eles continuarão voltando para novas consultadas regularmente. 

Com isso, o seu faturamento pode aumentar até 50%, porque clientes fidelizados costumam fazer indicações para parentes e amigos.

E as melhores estratégias para conseguir sucesso nisso é investir em Marketing Digital. Você não sabe muito bem por onde começar? Então continue acompanhando o conteúdo.

Conheça o Marketing Digital

Podemos definir o marketing para dentistas como um conjunto de ações tomadas online com a intenção de atrair novos negócios, criar relacionamentos engajados com os clientes e desenvolver uma identidade para a sua empresa.

Tudo isso através de diversas estratégias, como:

  • Persona;
  • SEO;
  • Inbound Marketing;
  • E-mail Marketing.

Com uma boa gestão de consultório odontológico, é possível criar uma persona perfeita para suas campanhas de marketing, ou seja, um personagem fictício com todas as características dos seus clientes reais, que entenda como lidar com eles.

A partir disso fica fácil utilizar as técnicas de SEO para ter bons resultados ao aplicar no Inbound Marketing, como conteúdos de qualidade em blogs com palavras-chave que tenham o maior volume de busca para gerar tráfico orgânico e atrair leads.

E com a utilização do e-mail marketing, você mantém um contato mais direto com seus clientes, dando a possibilidade de tirarem dúvidas, enviarem sugestões, entre outras coisas.

Além dessas estratégias, existem outras que podem ser trabalhadas para que seu consultório odontológico tenha um bom desenvolvimento no marketing.

Entenda como aplicá-lo em um consultório odontológico

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), algumas práticas de marketing são consideradas ilegais na divulgação de consultório odontológico, segundo o código de ética.

Por isso foram criadas algumas regras que devem ser seguidas a risca, com possibilidade de punição para quem não estiver dentro.  

Práticas proibidas:

  1. Postar fotos de antes e depois dos tratamentos;
  2. Divulgar preços e formas de pagamento;
  3. Divulgar procedimentos ou técnicas que não tenham comprovação científica;
  4. Criticar técnicas utilizadas por outros colegas;
  5. Oferecer tratamentos e consultas gratuitas;
  6. Omitir nome do dentista responsável;
  7. Omitir nome e número de inscrição da pessoa física ou jurídica.

Bom, com a devida atenção, está na hora de começar a pensar quais estratégias você deve investir. Vamos lá?

Comece a fidelizar seus pacientes

Agora que você sabe como funciona o Marketing Digital e o que não deve fazer no processo, vamos às dicas que farão seu consultório ter sucesso. 

Muitas empresas estão investindo na redução de turnover hoje em dia, para trabalhar a rotatividade de funcionários da empresa, ou seja, muitas demissões e admissões, que não é nada agradável. 

Por isso é oferecido plano odontológico para empresas, considerado uma boa prática para que os funcionários se sintam valorizados. 

Dessa forma, você tem pacientes que pagam mensalidades e precisam saber aproveitar esse benefício. Então saiba alcança-los, pois a experiência começa a partir do primeiro contato.

Então quando se tornarem seus pacientes, comece a tratá-los com um ambiente aconchegante, ofereça uma agenda flexível e digital, seja um dentista 24 horas com atendimentos exclusivos e bons conteúdos informativos em blogs e redes sociais para que eles sintam que você tem autoridade.

Tenha pacientes satisfeitos e fiéis

Ficou impressionado em como as estratégias, que não são poucas, podem te ajudar a alavancar o sucesso da sua clínica odontológica e te ajudar a fidelizar seus pacientes?

Porém, lembre-se: é preciso saber quais você deve investir e saber trabalhar da forma certa e com muita atenção e dedicação para que traga resultados muito satisfatórios. 

Por isso, estude bem o seu público e tenha sempre a persona em mente ao planejar novas estratégias, bem como analisar seus concorrentes para estar sempre na frente.

Então não perca mais tempo e comece a ter pacientes satisfeitos e fiéis quanto antes!

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo na Vue Odonto

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