Qual a diferença entre público-alvo, persona e avatar?

público-alvo, persona e avatar

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Entenda o significado de cada conceito  e não tenha mais dúvidas na hora de definir o seu cliente ideal

As necessidades e desejos dos clientes vêm mudando a cada dia e, com isso, o Marketing e suas estratégias também. Tendo em vista todas essas mudanças, o papel da empresa é garantir que toda a comunicação do seu produto ou serviço chegue assertivamente ao cliente.

Neste post, falaremos da diferença entre esses três conceitos e como as características de cada um ajudarão na definição do cliente ideal.

O que é público-alvo?

É um grupo de pessoas que possuem características em comum (fatores sociais, econômicos e demográficos), tais como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Formação;
  • Profissão;
  • Classe social;
  • Localização; e
  • Hábitos de compra.

Exemplo de público-alvo:

Vamos imaginar um e-commerce de roupas para academia. Então, o público-alvo poderia ser: mulheres solteiras; entre 25 à 35 anos; com superior completo; que residem nas capitais do Brasil; com renda mensal entre R$3.000,00 à R$6.000,00; e que fazem, frequentemente, compras de roupas para academia.

O público-alvo ainda é muito usado no Marketing Tradicional, porém, para o Marketing Digital, ele acaba sendo pouco preciso, pois não abrange as necessidades e desejos mais profundos do cliente. O que já é diferente no conceito persona que veremos a seguir.

O que é persona?

É um personagem fictício do cliente ideal da empresa. Na pesquisa de persona, também é abordado fatores sociais, econômicos e demográficos (gênero; idade; estado civil; formação; profissão; classe social e localização), mas diferente de público-alvo, ele vai mais a fundo, onde procura-se saber:

  • Sonhos e desejos;
  • Medos e dificuldades;
  • Desafios;
  • Estilo de vida;
  • Hobbies;
  • Redes sociais que mais usa;
  • Personalidades que mais se identifica; e
  • Hábitos de consumo e compra.

Exemplo de persona:

Vamos continuar no exemplo de e-commerce de roupas para academia, pois, dessa maneira, fica mais clara a diferença entre os conceitos citados.

Então, a persona ficaria da seguinte maneira: Amanda tem 26 anos; é solteira; se formou recentemente em Educação Física; trabalha como Personal Trainer e mora em São Paulo capital. Possui uma rotina corrida entre trabalho e muito treino, mas como é uma mulher vaidosa, procura sempre estar por dentro da moda fitness e, então, adora ir trabalhar e treinar bem vestida. No seu tempo livre, Amanda usa bastante o Instagram e busca inspirações de treino, estilo de vida e moda fitness. Ela acompanha algumas personalidades fitness como: Sabrina Sato, Gabriela Pugliesi e Tabata Chang. Amanda costuma inovar sempre em seus looks, com isso, compra roupas para academia mensalmente.

O que é avatar?

Agora vamos esclarecer de uma vez por todas o que é avatar. Alguns dizem que é o mesmo que público-alvo e outros dizem que é a mesma coisa que persona. Pois bem, quem diz que é a mesma coisa que persona, acertou!


Na verdade, são termos diferentes que definem o mesmo conceito. O conceito veio do inglês: Customer Avatar/Buyer Persona, e como explicado anteriormente em persona, ele vai mais a fundo, onde procura-se saber os sonhos, desejos e necessidades do cliente. Tudo isso para poder traçar o cliente ideal e, assim, direcionar assertivamente a comunicação do produto/serviço para este cliente o levando diretamente à compra.

Agora que já tem todas essas informações em mãos, que tal começar a definir o seu cliente ideal?

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Leia também: Marketing de conteúdo: o impacto no e-commerce

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